O Spa do calçado
Todo o calçado em pele deve ser tratado de modo a repelir a água quando utilizado em dias de chuva e muita humidade. Antes de os arrumar no final de cada estação devem ser limpos e engraxados para que se possam apresentar na próxima estação nas melhores condições.
Aerossóis, cera de abelha ou de parafina, pomadas e graxas não tornam o calçado à prova de água mas impedem que humidade, salpicos ou chuva penetrem facilmente no couro.
Aplique aerossóis a alguns centímetros da pele,escove os seus sapatos um pouco depois, deixe passar algumas horas, e quando os for guardar puxe lustro novamente.
Utilize uma escova para realçar o brilho e fazer com o que o óleo natural da pele sobressaia removendo desta forma pó e sujidade que se tenham acumulado durante o seu uso.
Repita o processo em situações normais a cada duas ou três semanas. Se sentir falta de brilho ou o aspecto do seu calçado não estiver a seu gosto engraxe-os sempre que achar necessário, no entanto uma palavra de cautela demasiada graxa pode selar os poros da pele e ela deixará de poder "respirar".
A Camurça requere um tratamento diferente, quando perde a cor utilize aerossóis que ajudem a recupar o tom original da pele do seu calçado.
Escove regularmente os seus sapatos de camurça para salientar de forma natural a textura da pele acamurçada removendo ao mesmo tempo a sujidade e o pó ou qualquer outra impureza que macula a pele dos seus sapatos.
Como remover manchas? De forma simples dissolva uma parte de vinagre em duas partes de água e esfregue a mancha com uma toalha ou pano grosso. Este é um processo agressivo para a pele do seu calçado de forma que é necessário acondicionar e engraxar a pele como faríamos em situações de uso diário.
Manchas problemáticas exigem tratamento com cremes e produtos especifícos, ou em alternativa tente água com um detergente suave.
Se os seus sapatos tiverem um cheiro desagradável coloque-os num sitío arejado sem os expor directamente à luz do sol e em seguida utilize um desodorizante de calçado, procure um que tenha também propriedade bactericidas . Em calçado de sola de borracha ou sapatilhas remova a palmilha interior e faça também a sua desinfecção.
Capas de sapatos de agulha devem ser substituídas, pois com o passar dos anos degradam-se provocando a deterioração do tacão pondo em causa a resistência estrutural do sapato e podendo, em caso de quebra repentida , provocar dolorosas e incapacitantes quedas e/ou entorses.
A integridade estrutural de qualquer sapato pode ser determinada pela observação da pele. Ela deve ser flexível e suave ao toque.
Os sapatos devem ser bem acondicionados no final de cada estação, em lugar seco e arejado e arrumados de maneira que possam conservar a sua forma original.